terça-feira, 14 de outubro de 2014

Carreirando com Desenvolvimento - Necessidades do Mercado

Dando continuidade ao Carreirando com Desenvolvimento, vamos intensificar o que o mercado espera de um profissional qualificado. Será que está entregando como pensa? Será que suas atitudes estão refletindo para os seus pares e organização, que é imprescindível a sua equipe?

As necessidades do mercado estão direcionadas nas capacidades de:

Produzir em equipe - Destaque para as equipes multifuncionais, que proporcionam aos seus integrantes, ótimas oportunidades para a compreensão do negócio da empresa e do comportamento do cliente em vários setores da economia.

Comunicar-se bem oralmente e por escrito - No campo da comunicação interpessoal, as pessoas que sabem transmitir de maneira simples o que estão pensando têm acesso às melhores oportunidades nas empresas. Segundo Peter Drucker (1989), poucas instituições educacionais, até mesmo escolas de pós-graduação em administração procuram transmitir a seus alunos as duas habilidades básicas que eles devem possuir para serem membros eficazes de uma organização.

Aproveitar o tempo - Podemos compreender que pessoas ou grupos que possuem uma visão clara dos objetivos a serem atingidos, que estão comprometidas para as tarefas, que são bem remuneradas e reconhecidas e que sabem quais são as expectativas dos clientes, estão potencialmente mais preparadas para administrar e aproveitar o tempo.

Cuidar do próprio aprendizado - A educação continuada nos prepara frente aos novos desafios e às constantes e velozes mudanças na sociedade.

Cultivar relacionamentos - Aqui uma dica valiosa, as melhores oportunidades de trabalho não estão necessariamente nos classificados dos jornais, nas páginas da Internet, nas agências de emprego ou headhunters e sim nos relacionamentos de amizade que aprendemos a cultivar, como uma planta ao longo de nossa carreira.

Essas necessidades estão detalhadas no livro de João Francisco Bastos Filho - Gestão de Carreiras, Âncoras, Portos e Timoneiros, onde ele analisa ainda três comportamentos que o profissional poderia desenvolver para melhor dialogar com as organizações: 

1 - Relacionado ao aprimoramento da percepção sobre as próprias expectativas profissionais, o autoconhecimento.
2 - Alinhamento de nossas atribuições com novos paradigmas empresariais.
3 - Habilidade de elaborar uma estratégia particular para competir no mercado.

Ser assertivo na carreira não é questão de sorte, é questão de empenho, ou melhor, de desempenho. Conforme o seu desenvolvimento novos caminhos poderão ser seguidos, a trilha de carreira é você quem faz. Se você está num momento de transição de carreira, está se adequando um uma nova profissão, ou em busca de sua primeira oportunidade, diria a você permita-se, entregue-se e arrisque-se, são as únicas formas de aprender, de se desenvolver e fazer acontecer os seus planos.

A gente se vê por aqui em breve!



Soraia Alves é profissional de Recursos Humanos e estudante de MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UFRJ
Crio as minhas asas todos os dias, meu refúgio é gente, minha paz é o conhecimento e o sucesso é a vontade de ser feliz.
Você me encontra aqui:
          Linkedin: soraia-rosa-alves/20/728/585
          twitter:@Sorayaalves



Nenhum comentário:

Postar um comentário