Dando continuidade ao Carreirando com Desenvolvimento,
vamos intensificar o que o mercado espera de um profissional qualificado. Será
que está entregando como pensa? Será que suas atitudes estão refletindo para os
seus pares e organização, que é imprescindível a sua equipe?
As necessidades do mercado estão direcionadas nas
capacidades de:
Produzir em equipe - Destaque para as equipes
multifuncionais, que proporcionam aos seus integrantes, ótimas oportunidades
para a compreensão do negócio da empresa e do comportamento do cliente em
vários setores da economia.
Comunicar-se bem oralmente e por escrito - No campo
da comunicação interpessoal, as pessoas que sabem transmitir de maneira simples
o que estão pensando têm acesso às melhores oportunidades nas empresas. Segundo
Peter Drucker (1989), poucas instituições educacionais, até mesmo escolas de
pós-graduação em administração procuram transmitir a seus alunos as duas
habilidades básicas que eles devem possuir para serem membros eficazes de uma organização.
Aproveitar o tempo - Podemos compreender que
pessoas ou grupos que possuem uma visão clara dos objetivos a serem atingidos,
que estão comprometidas para as tarefas, que são bem remuneradas e reconhecidas
e que sabem quais são as expectativas dos clientes, estão potencialmente mais
preparadas para administrar e aproveitar o tempo.
Cuidar do próprio aprendizado - A educação continuada
nos prepara frente aos novos desafios e às constantes e velozes mudanças na
sociedade.
Cultivar relacionamentos - Aqui uma dica valiosa, as
melhores oportunidades de trabalho não estão necessariamente nos classificados
dos jornais, nas páginas da Internet, nas agências de emprego ou headhunters e
sim nos relacionamentos de amizade que aprendemos a cultivar, como uma planta
ao longo de nossa carreira.
Essas necessidades estão detalhadas no livro de
João Francisco Bastos Filho - Gestão de Carreiras, Âncoras, Portos e
Timoneiros, onde ele analisa ainda três comportamentos que o profissional
poderia desenvolver para melhor dialogar com as organizações:
1 - Relacionado ao aprimoramento da percepção sobre
as próprias expectativas profissionais, o autoconhecimento.
2 - Alinhamento de nossas atribuições com novos
paradigmas empresariais.
3 - Habilidade de elaborar uma estratégia
particular para competir no mercado.
Ser assertivo na carreira não é questão de sorte, é
questão de empenho, ou melhor, de desempenho. Conforme o seu desenvolvimento
novos caminhos poderão ser seguidos, a trilha de carreira é você quem faz. Se
você está num momento de transição de carreira, está se adequando um uma nova
profissão, ou em busca de sua primeira oportunidade, diria a você permita-se,
entregue-se e arrisque-se, são as únicas formas de aprender, de se desenvolver
e fazer acontecer os seus planos.
A gente se vê por aqui em breve!
Soraia Alves é profissional de Recursos Humanos e estudante de MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UFRJ
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Crio as minhas asas todos os dias, meu refúgio é gente, minha paz é o conhecimento e o sucesso é a vontade de ser feliz. |
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