sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Carreirando com Desenvolvimento

Quando falamos em desenvolvimento profissional, logo pensamos em carreira que nos remete a uma ótima remuneração, um cargo de responsabilidade, qualidade de vida e uma ascensão sempre contínua. É errado pensar assim? Não, se você considerar que para ter uma carreira bem sucedida requer estudo, comprometimento, responsabilidade e tempo, que só é possível através do desenvolvimento de suas competências e habilidades. Todos nós nascemos com um potencial, e sabendo intensificar e aprimorar o seu potencial, vai aos poucos descobrir os seus talentos. A partir desse contexto, a carreira deixa de ser singular e abre-se um leque de oportunidades, sendo elas: desenvolvimento pessoal e profissional, novos sonhos e projetos, que passam a acontecer de forma natural.

Mas o caminho é cheio de dúvidas como se preparar? Como identificar as ações críticas para o seu crescimento? Basta um curso, uma especialização?

A resposta está em nós, e em nossa capacidade de buscar melhores alternativas para os planos que traçamos para a nossa vida, claro, alinhando isso com um plano de desenvolvimento em que você estabelece o que quer fazer, como fazer para conseguir, em quanto tempo deseja conseguir e estabelece qual a consequência desse plano, e se de fato, trará um significado em sua vida para que tudo faça sentido. Ter um propósito vai permitir que sua trajetória seja prazerosa e bem direcionada, com a premissa de que tudo o que se propõe a fazer, é algo que realmente te deixa feliz, e trás um significado maior a sua vida e as pessoas a sua volta.

O conhecimento é o propulsor para qualquer carreira, é através desse mecanismo que seu vocabulário enriquece, que sua visão sobre pessoas e negócios ganham forma, e estar atento ao que de fato é relevante em sua área de atuação gerando competência ou habilidade, tornar-se-ão diferencial. Melhor ainda se você puder inovar no seu trabalho com idéias sustentáveis e que façam sentido para organização, neste passo, você já passa a alinhar o seu objetivo com o da empresa em que atua ou quer atuar. A postura é outro mecanismo que possibilita o avanço no seu desenvolvimento, ter responsabilidade, seriedade, comprometimento, qualidade e pontualidade em suas entregas e coerência nas suas atitudes, você certamente transmitirá uma imagem profissional ideal.

A sua formação acadêmica, bem como as especializações são necessárias para complementar o seu conhecimento. Quanto melhor preparado um profissional, melhor será a projeção de sua imagem, logo, quanto mais qualificado melhor será seu desempenho frente às exigências de mercado e outras oportunidades de desenvolvimento surgirão.


Para se transformar num profissional ideal pelo mercado, é necessário o autoconhecimento e através dele, o aprimoramento de suas habilidades e competências serão como espelho que definirão em que caminho você deve seguir. Por isso, a importância de ser o timoneiro de sua carreira, realize a autogestão, assuma o compromisso com sua evolução, aposte em você e trilhe metas e objetivos que elevem seu conhecimento e possibilitem a sua ascensão!
O Desenvolvimento não acontece sozinho, ele é uma sinergia de atitudes que são provenientes de você! Reflita agora o que deseja para a sua carreira e se posicione para o mercado e para a vida!

No próximo post, entenderemos um pouco das necessidades de mercado e como podemos nos posicionar e aprimorar com o autodesenvolvimento.


Soraia Alves é profissional de Recursos Humanos e estudante de MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UFRJ
Crio as minhas asas todos os dias, meu refúgio é gente, minha paz é o conhecimento e o sucesso é a vontade de ser feliz.
Você me encontra aqui:
          Linkedin: soraia-rosa-alves/20/728/585
          twitter:@Sorayaalves






Nenhum comentário:

Postar um comentário