terça-feira, 23 de setembro de 2014

Carreirando no Brasil?

O Brasil passa atualmente por um período bem conturbado, país sede da copa de 2014 e palco de eleição presidencial em Outubro, meses antes foi o carnaval e grandes manifestações tomaram conta de todo o país e contribuíram para um ambiente inseguro e travado, contudo, o país traz consigo um momento de dúvidas e estagnação, já que as decisões de mercado ainda flutuam com o mês eleitoral e as empresas não tiveram a validação dos seus planos de crescimento tangíveis, o que trás a palavra de ordem cautela nos processos de contratação e de manutenção de carreiras. O que fazer? Qual a direção e que caminho adotar?
 
Para quem está empregado o melhor caminho é desenvolver um ótimo trabalho e ter a consciência de que a turbulência vai passar e ela pode ficar melhor ainda do lado de fora, não afetando seu desempenho. Explore esse momento buscando novos conhecimentos, trabalhando seu marketing pessoal, sendo positivo, demonstrando interesse sendo criativo e inovador em seu próprio ambiente de trabalho, permita-se a um novo olhar, construir uma boa reputação faz parte de sua carreira, através dessas atitudes e entregando bons resultados você certamente dará um passo a frente. Lembra-se daquele curso engavetado que lhe proporcionaria um aumento salarial? E também destaque na equipe e melhorias de habilidades técnicas e comportamentais? Invista-o nesse momento. Busque a assertividade, sendo o precursor de sua carreira, as empresas valorizam atitudes de autodesenvolvimento, esteja preparado para as novas posições que irão surgir, não espere a empresa decidir por você, ou você corre um sério risco de perder oportunidades.
Quem está em busca de recolocação seja resiliente, paciente e aprimore também sua rede de contatos, participe de workshops, palestras, grupos ligados a sua área de trabalho e obtenha novos conhecimentos.Tão importante quanto obter conhecimento é ser interface para o mesmo, contribua com o crescimento e desenvolvimento de outras pessoas, inscreva-se em projetos solidários, desenvolva artigos, publique-os em sua pagina pessoal ou profissional, mostre-se, fique em evidência e monitore as suas postagens nas redes sociais pois elas dão indícios de seus interesses, postura e desenvolvimento.
 
Para a construção de carreira se faz necessário o autoconhecimento, ter a clareza de seus pontos fortes e pontos a desenvolver facilita a busca por oportunidades de acordo com seu perfil ou competências, quanto mais nítido os seus objetivos mais fácil será conduzir seus interesses. Pode ser um bom momento para buscar um coach de carreira ou leia sobre o assunto, algumas ferramentas estão disponíveis na web e são de fácil aplicação. Por exemplo, acompanhe o café com coaching no facebook e faça o desafio de 30 dias, desafios são ótimos estimulantes para nos tirar da inércia, e melhor ainda quando assumidos publicamente. E se a sua carreira lhe trás alguma dúvida, faça um teste vocacional e entenda melhor suas habilidades, o IBC Coaching disponibiliza gratuitamente : http://on.fb.me/I8ZuJy .
 A sua ascensão está atrelada também ao seu networking, conduza essa ferramenta estratégica para seu progresso, seja espontâneo e fale abertamente de seus interesses e objetivos, a melhor forma de alguém indicá-lo a uma oportunidade é saber que você é a pessoa interessada, então diga. E uma dica importante, não adianta buscar networking só em fase de transição de carreira ou em fase de recolocação, isso demonstra o despreparo e ansiedade por oportunidades, cuide da sua rede de contatos como uma planta, regue-a, traga ao sol, deixei-a sombra e assim, o circulo natural acontece e as flores desabrocham trazendo os frutos que você plantou e cuidou.
Nós encontramos em breve por aqui em um novo post: Carreirando Com Networking.

  
Soraia Alves é profissional de Recursos Humanos e estudante de MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UFRJ

Crio as minhas asas todos os dias, meu refúgio é gente, minha paz é o conhecimento e o sucesso é a vontade de ser feliz.

Você me encontra aqui:

          Linkedin: soraia-rosa-alves/20/728/585

          twitter:@Sorayaalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário